Iniciativa da SAP vai capacitar meio milhão de jovens africanos para a economia digital em uma semana
PORT LOUIS, República de Maurício, 22 junho de 2017,-/African Media Agency (AMA)/- A edição de 2017 da Africa Code Week, projeto da SAP que tem por objetivo disseminar informações e conhecimento de programação entre os jovens do continente africanos terá este ano foco especial na formação do grupo feminino. A iniciativa, que está em seu terceiro ano consecutivo, foi lançada oficialmente esta semana em Flic-En-Flac, na República de Maurício, e quer gerar interesse nos estudantes das mais remotas regiões pelas oportunidades que o mundo digital oferece. Este ano, a SAP pretende gerar, com a iniciativa, impacto na vida de 500 mil jovens em 35 países africanos, entre 18 e 25 de outubro (http://africacodeweek.org).
Criada em 2015 pela equipe de Responsabilidade Social Corporativa da SAP EMEA, a Africa Code Week conta com uma rede crescente de parceiros públicos e privados. Entre eles estão a UNESCO, YouthMobile, BMZ, Cape Town Science Centre, Galway Education Centre, Google, ALink Telecom, Foundation Life Builders, DreamOval Foundation, Camara Education e mais dez governos africanos. A meta do Programa é capacitar, a longo prazo, mais de 200 mil professores e gerar impacto positivo na vida de 5 milhões de crianças e jovens nos próximos 10 anos. Em 2016, mais de 426 mil jovens africanos em 30 países aprenderam as noções básicas de programação. “Aprendendo uma nova linguagem de programação em um ambiente aberto e solidário, os jovens africanos serão capazes de aproveitar as imensas oportunidades apresentadas pela revolução digital e se tornarem integrantes ativos da economia global”, afirma Gillisen-Duval.
“A ausência de recursos de educação, amplamente disponíveis nos campos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), pode minar a capacidade da África de proporcionar a essa crescente força de trabalho as habilidades necessárias para prosperar na economia digital”, explica Claire Gillissen-Duval, diretora de Responsabilidade Social Corporativa EMEA da SAP e líder global do projeto Africa Code Week. “Queremos ajudar a despertar o interesse dos jovens africanos para seguirem carreiras que possam promover a transformação digital do continente.
Criada em 2015 pela equipe de Responsabilidade Social Corporativa da SAP EMEA, a Africa Code Week conta com uma rede crescente de parceiros estratégicos, públicos e privados. Entre eles estão a UNESCO, YouthMobile, BMZ, Cape Town Science Centre, Galway Education Centre, Google, ALink Telecom, Foundation Life Builders, DreamOval Foundation, Camara Education e mais dez governos africanos. A meta do Programa é capacitar, a longo prazo, mais de 200 mil professores, e gerar impacto positivo na vida de 5 milhões de crianças e jovens nos próximos 10 anos. Em 2016, mais de 426 mil jovens africanos em 30 países aprenderam as noções básicas de programação. “Aprendendo uma nova linguagem de programação em um ambiente aberto e solidário, os jovens africanos serão capazes de aproveitar as imensas oportunidades apresentadas pela revolução digital e se tornarem integrantes ativos da economia global”, afirma Gillisen-Duval.
Para Brett Parker, presidente da SAP África, a Africa Code Week é um exemplo brilhante de como a parceria público-privada eficaz e a colaboração aberta podem promover uma mudança transformadora da juventude da África. “Com uma riqueza de jovens talentos, uma rede de professores apaixonados e o enorme apoio de nossos parceiros estratégicos, a Africa Code Week tem sido fortalecida e tido um grande alcance e impacto positivo sobre os rumos da juventude do continente. Somos gratos aos nossos parceiros pelo apoio garantido aos nossos esforços para superar os desafios do desenvolvimento de habilidades STEM entre o público feminino por meio da Africa Code Week. Juntos, podemos capacitar uma nova geração de inovadores digitais em todo o continente.”
Plataforma para prestação de serviços digitais na África
Desde sua independência, em 1968, a República de Maurício sofreu uma grande transformação, tornando-se um país diversificado, de renda média-alta, com indústrias em desenvolvimento nos setores de açúcar, turismo, TIC, hospitalidade e imobiliário. Hoje, Maurício é um dos principais países africanos, ocupando o primeiro lugar na África no Índice Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial e no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Com o mais alto Índice de Desenvolvimento em TIC de todos os países africanos, também lidera o caminho na integração da TIC como um acelerador do crescimento socioeconômico.
Segundo as últimas estatísticas do governo, quase um terço dos atuais alunos de Maurício estão matriculados em um curso relacionado a STEM. No entanto, de acordo com o presidente do país, H.e. Dr Ameenah Gurib-Fakim, o impacto da força de trabalho desse setor permanece baixo devido à falta de talentos suficientes para elevar o segmento a novos patamares. “Há apenas uma maneira de transformar a ‘pujante juventude’ da África em uma oportunidade sem precedentes para o crescimento e a paz social: educação”, afirma o presidente Gurib-Fakim. “Maurício está empenhado em apoiar e participar da Africa Code Week este ano, e estou ansioso para colaborar com todas as partes envolvidas dos setores público e privado para promover o desenvolvimento de habilidades STEM em todo o país e em todo o continente africano.”
A previsão é a de que a África terá uma população ativa de mais de um bilhão antes de 2040. “Levando em conta a crescente escassez global de habilidades técnicas, a África tem uma oportunidade única para assumir um papel de liderança no fortalecimento da economia global”, destaca Clas Neumann, vice-presidente sênior, líder da estratégia para mercado de rápido crescimento, da SAP.
Chamado para a diversidade
Estereótipos predominantes e barreiras culturais fazem com que as mulheres sejam 1,6 vez mais propensas a relatar falta de habilidades digitais como um impedimento para participar da economia digital. “Se a África quiser realizar seu potencial pleno e prover a força de trabalho que vai impulsionar o motor econômico global no longo prazo, mais deve ser feito para capacitar garotas e mulheres com o desenvolvimento de habilidades digitais e para melhorar suas perspectivas profissionais”, destaca Gillissen-Duval.
O governo de Maurício tomou várias medidas para promover a igualdade de gênero, incluindo a revogação de leis discriminatórias e a nomeação de agentes para impulsionar oportunidades de igualdade nos principais ministérios e para lidar com questões relacionadas à mulher. O Ministério da Igualdade de Gênero, Desenvolvimento Infantil e Bem-Estar Familiar também lançou, recentemente, a segunda Comissão Anual de Modelos sobre o Status da Mulher, uma iniciativa desenvolvida em todo o país para incentivar jovens a promover e refletir sobre os direitos sociais, econômicos e políticos das mulheres. Os esforços para capacitar a próxima geração de mulheres líderes e empreendedoras estão em total sintonia com a missão da #eSkills4Girls, uma iniciativa conjunta do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (BMZ), SAP, Africa Code Week e UNESCO para superar a lacuna digital de gênero e aprimorar as habilidades digitais e oportunidades de emprego para garotas e mulheres em países emergentes e em desenvolvimento.
Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome da SAP África.
Para mais informação, visite SAP News Center. Siga a SAP no Twitter com @sapnews.
Sobre a SAP
A SAP (NYSE: SAP), como líder no mercado de software e aplicações empresariais, ajuda as empresas de todas as dimensões e indústrias a melhorarem o funcionamento do seu negócio. Nas unidades de negócio, na administração das empresas, nos armazéns, nas lojas ou em movimento, através de dispositivos móveis, a SAP habilita os profissionais e as organizações a trabalharem em conjunto de forma mais eficiente e a utilizarem a informação de gestão com maior eficácia. Os serviços e as aplicações da SAP ajudam cerca de 345 mil clientes, empresas e organizações da Administração Pública, a crescerem de forma sustentada, bem como a serem mais rentáveis, mais ágeis e mais competitivos. Para mais informação, visite-nos em www.sap.com
# # #
Any statements contained in this document that are not historical facts are forward-looking statements as defined in the U.S. Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Words such as “anticipate,” “believe,” “estimate,” “expect,” “forecast,” “intend,” “may,” “plan,” “project,” “predict,” “should” and “will” and similar expressions as they relate to SAP are intended to identify such forward-looking statements. SAP undertakes no obligation to publicly update or revise any forward-looking statements. All forward-looking statements are subject to various risks and uncertainties that could cause actual results to differ materially from expectations. The factors that could affect SAP’s future financial results are discussed more fully in SAP’s filings with the U.S. Securities and Exchange Commission (“SEC”), including SAP’s most recent Annual Report on Form 20-F filed with the SEC. Readers are cautioned not to place undue reliance on these forward-looking statements, which speak only as of their dates.
© 2016 SAP SE. All rights reserved.
SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.
Nota aos Editores:
Para visualizar e fazer download de imagens e fotos digitais para imprensa, por favor visite www.sap.com/photos. Nesta plataforma, pode encontrar material de alta resolução para os seus canais de media. Para ver histórias, em formato de vídeo, sobre diversos tópicos, visite www.sap-tv.com. A partir deste site, pode incorporar os vídeos disponíveis nas suas páginas Web, compartilhar vídeos por meio de links de e-mail e subscrever feeds RSS da SAP TV.
Para clientes interessados em conhecerem melhor os produtos da SAP:
Centro Mundial de Apoio ao Cliente: +49 180 534-34-24
Somente para os Estados Unidos: +1 (800) 872-1SAP (1-800-872-1727)
Para mais informação, somente imprensa:
Ansophie Strydom, SAP Africa, +27 (11) 235 6000, a.strydom@sap.com
Adam Hunter, Clarity Communications, +27 (711) 787 035, adam@claritycomms.co.za
The post Iniciativa da SAP vai capacitar meio milhão de jovens africanos para a economia digital em uma semana appeared first on African Media Agency.
Source: AMA